17 de novembro de 2010

Sobre um passado mal vivido (um)

Ouvindo "Filtro Solar" do Pedro Bial (acreditem, nunca tinha escutado), uma frase me chamou atenção, o contexto que eu precisava ouvir, o alerta que eu precisava para ver o que estava bem ao meu lado, mais precisamente, dentro de mim, fazendo parte de mim, da minha personalidade, do que sou hoje ou ainda serei.
Já havia pensado quando me aproximava da idade "de maluco" em que eu me encontro. A idade tão esperada, a idade tão amada, idade de nada... Da qual me vi totalmente em crise.
Estranhamente certo o fato de que realmente as pessoas mais interessantes, amadas e respeitadas por mim eram um "Zé Ninguém" importantíssimo para si mesmo para se importar com demais fatos. Em tal idade muitos não sabiam o que fazer, talvez por que não tinham nada em mente, ou porque queriam mesmo fazer nada, porque deu tudo certo, ou não se importaram... Ou se importaram e resolveram nem ligar.
Meus ídolos não foram exemplos de pessoas a serem seguidos, muitos morreram de overdose, outros já foram presos, alguns mal entendidos... Porém todos, todos admirados.
Conheço também pessoas nem tão famosas ou não famosas literalmente, pessoas que não foram ou são "prejudiciais" a população que tem minha admiração insuperável.
Não considero fútil tal admiração, não estou aqui para admirar só uma aparência deslumbrante, estou aqui para admirar uma mente brilhante.
A mente brilhante dos poetas sujos que mesmo fora da realidade m fazem chorar e levar como filosofia seus ditos, mentes brilhantes que me fazem assistir o mesmo filme milhões de vezes só para descobrir cada vez um novo conteúdo brilhante nas suas falas, mentes que me fazem assistir este mesmo filme mais mil vezes para reparar agora nos detalhes dos figurinos, posturas, formas e fatos, mentes brilhantes que fazem cada pessoa de qualquer lugar do mundo ter seus pensamentos rabiscados no café da manhã na ponta da língua o tempo todo.
Admiro também as mentes brilhantes mirabolando crimes bárbaros e impensáveis.
Queria estudar cada canto de suas mentes... E encanto.
Notei que nenhum dos meus mais brilhantes amores tinha preocupação com um futuro brilhante, nenhum tentava adivinhar além de tentar um futuro bom, nenhum chorava a espera de um futuro bom... O futuro sonhado, era sem expectativa, não era uma pré-ocupação como existe em mim.
Mostravam-se tão felizes, só sofriam por amor, viviam um dia depois o outro. Talvez seja esse o remédio.